sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

EXCELSIOR: O PRIMEIRO CINEMA DE MINHA VIDA




O Bagunceiro Arrumadinho: foi este o primeiro filme de minha vida... E foi no Excelsior. A produção é de 1964. Assistí a fita em 1966 numa semana da criança promovida pelo Grupo Central onde cursei meu primário...


Em 1966, não me esqueço jamais, tive a grande oportunidade e assistir ao meu primeiro filme e justamente no Cine Excelsior. Na época, eu fazia o meu primário no Grupo Central e na semana da criança, ganhamos de presente uma ida ao cinema. A sala era o Excelsior. Eu nunca tinha visto televisão naqueles meus 8 anos de vida e nem sonhava que o cinema pudesse existir. De repente aquela fila na esquina de Rio Branco com Floriano e depois a entrada naquela sala magnífica. Fiquei extasiado. Olhei para o teto e me encantei com as luzes coloridas que cobriam todas as suas extremidades... Aquele parecia ser um cenário de sonho... Eu ficava imaginando o que viria depois de todo aquele espetáculo de luzes coloridas lá no teto... Se não viesse mais nada, já estaria bom... Eu estava encantado de verdade com tudo o que acontecia naquele momento... Algazarra na sala escura. Muita gritaria. Crianças em alvoroço. Mas eu estava tão perplexo, que mal podia me conter e aí me calei e fiquei na expectativa... De repente as luzes da grande sala se apagam e aí lá na tela surge o filme com Jerry Lewis... Meu Deus! Naquele momento me apaixonei pelo cinema, paixão que me acompanha até os dias de hoje. Sou fanático por cinema porque aquela primeira experiência veio acompanhada de graça e beleza. Quarenta e seis anos após aquela primeira experiência cinematográfica sinto o coração entristecido, porque já retiram as cadeiras do Excelsior. A última sessão aconteceu em 1994 e depois de lá para cá, o que vimos foi o Excelsior agonizando. Mas ele ainda não está morto e acredito que se caso as autoridades queiram mostrar o seu poder de fogo, esta situação pode ser invertida. Não podemos perder o Excelsior, uma das salas de cinema mais bonitas do país. Vamos lutar e eu estou nesta luta para que o Excelsior volte para as mãos do povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário